quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Amnistia Internacional condena carga policial e pede inquérito ao MAI

notícia aqui

Só podem estar a gozar, certo? 

Depois de terem destruído as calçadas (um puro ato de vandalismo) e, mesmo atirando calhaus e outras giragonças quaisquer contra a polícia, esta apenas respondeu com balas de borracha e dispersou a multidão.

Ouvimos hoje as notícias sobre os 21 detidos, os quais alguns têm o atrevimento de dizer: "Não nos deixaram ir à casa de banho, não nos deixaram sequer fazer um telefonema"... Depois de destruírem o erário público deviam estar preocupados como pagar a requalificação dos passeios e o material da polícia que foi destruído. Rejeito veementemente que vão aos meus impostos buscar dinheiro para pagar o que essa irresponsável rapaziada fez... Mas como já é habitual em Portugal, o todo vai pagar pela irresponsabilidade de alguns.

Sobre a CGTP... Tal como se espera de um sindicato, esta marcou uma greve geral e uma manifestação que se queria pacífica. Está por isso ilibada de culpa, mas apenas diretamente. De facto, se a CGTP quisesse mesmo que a manifestação não tomasse proporções como as que tomou, tinha realizado a luta num outro sítio qualquer, longe do parlamento ou de qualquer outra sede governamental... Aí sim, estariam completamente ilibados de qualquer culpa, para não falar dos sucessivos apelos à violência...

4 comentários:

Jorge disse...

O senhor não deve ter visto as mesmas imagens que eu.
Das pessoas que estavam a atirar pedras tudo bem, porrada neles...
Agora na palhaçada que se seguiu, eu vi com os meus olhos uma senhora com perto de 50 anos a ser perseguida por três policias á bastonada.
É destes casos (e muitos outros) que a Amnistia Internacional condena.
Tire as palas por favor.

vazelios disse...

Sobre essa senhora tudo bem...e outros casos.

Mas Jorge, imagine-se a levar com pedras durante uma hora, não me diga que vai decorar a cara dos que lhe atiram, ou vai?

Vai-se proteger.

E mais: Eles avisaram que iam carregar, o que diabo faziam as pessoas ainda ali? E principalmente mulheres e crianças como eu vi?

Levava o seu filho para lá? E mantinha-o lá depois da policia avisar que ia carregar, ou pensava "Bom, se calhar já chega, vamos embora que eles vão carregar".

Sinceramente, fez-me impressão alguns rostos mas não tive muita pena.

Quando vou ver jogos de futebol sei qual é a altura de sair de certo sitio...

Unknown disse...

Caro Jorge,

De facto também temos assistido na imprensa a alguns casos lamentáveis de pessoas que não intervieram diretamente com a "pedrada" à polícia.

Como diz o Vazelios e bem, temos antes de mais de analisar ambos os lados: quer o da polícia quer o dos manifestantes.

Pelo lado da polícia temos de compreender que não é fácil estar uma hora e tal a levar com calhaus e outros objetos a arder e serem piedosos. Mais, a polícia avisou por 3 vezes que ia carregar e dispersar os manifestantes. Uma atitude responsável.

Pelo lado dos manifestantes, penso ser conveniente dividi-los em dois. Os provocadores e os observadores. Sobre os primeiros penso não ser necessário dizer o quer que seja: os seus atos falam por si. Sobre os observadores, eles deviam ter abandonado o local a partir do momento em que viram outros manifestantes a atirarem calhaus e outros objetos. Se não concordam com tal gesto deviam esquivar-se o quanto antes, essa é a melhor maneira de mostrar desprezo e discordância com tal gesto. Ao não o fazerem, revelaram uma atitude de consonância para com os provocadores e estes viram isso como um crédito e um incentivo para continuarem a arruinar as calçadas e a destruir o bem público. Acha mesmo que se todos os pacifistas se retirassem do local, eles continuariam a arremessar objetos? Por outro lado, mesmo que não se retirassem do local, a polícia fez o favor de avisar por 3 vezes o que ia fazer... Tinham mais que motivos para se porem a andar.

Este é o meu ponto de vista, mas evidentemente respeito opiniões que sejam contrárias ou diferentes da minha.

Cumprimentos

Jorge disse...

Os policias são também, pagos com o dinheiro das pessoas que espancaram... .

São profissionais altamente treinados para enfrentar estas situações.

Convidovos a mostrar uma imagem em que realmente estivessem com a sua integridade fisica em perigo.

Citando o blogue: http://opaisquetemos.wordpress.com/

"
Os incidentes ocorridos ontem, foram criados como que uma forma de intimidação do governo a cidadãos idosos e de pais com filhos pequenos a não mais saírem à rua em manifestações como a do 15 de Setembro ou a manifestação dos jovens à rasca. Não foi por acaso que a aprovação dos aumentos de 10,8% da PSP e GNR foram anunciadas antes do 14 de Novembro. Este governo é incompetente em gestão económica. Mas tem conhecimento dos tempos do fascismo, como oprimir o povo, mesmo através do uso de força e violência, se isso for a única forma de poderem manter-se no poder.


Deixo aqui um apelo a todos os jovens em manifestações, a que demonstrem a cara sem terem vergonha. Todo aquele que encobre a cara com máscara, seja considerado de infiltrado com intenções duvidosas."