quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Grécia 1 - Investidores 0

A operação de aquisição de dívida grega por parte dos gregos a investidores domésticos e estrangeiros correu, segundo percebi, bastante bem.

Como escrevi aqui no Viriatos, era da opinião que a manipulação encetada pelos políticos não traria os resultados pretendidos, mas, reconhecendo eu mais uma vez que subestimei a sua capacidade manipulatória, a operação até foi um sucesso, a saber:

Dos 32 mil milhões que quiseram comprar, ficou apenas a faltar 450 milhões de euros.
E o valor da compra situou-se um bocadinho acima do que tinham estipulado: 33,5 cêntimos do euro.

Para uma operação totalmente manipulada, os resultados são espectaculares, e portanto as elites políticas estão de parabéns por terem conseguido manipular o mercado, levando-o a atingir os resultados que pretendiam.

Pelo facto da operação não ter sido perfeita perfeita, supostamente em 2020 a dívida não será de 124% mas sim 126,6% do PIB!

Este rácio continua a ter em consideração de que o crescimento do PIB até lá terá que ser positivo e fulgurante. Resta saber como pensam as elites políticas em atingir tal desígnio, mas com tanta arte e sabedoria juntas em Bruxelas na manipulação de mercados, talvez já falte pouco para conseguirem também manipular a economia, ou então os seus números.

Tiago Mestre

Sem comentários: