sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Moita Flores sobre o massacre de Newtown


2 comentários:

David Seraos disse...

Fiquei admirado a existir uma pessoa que diz na tv (ainda por cima no grande canal de serviço publico) que a causa do massacre ocorrido à dias não foi a facilidade de obter uma arma (como ele bem diz, esse estado até é dos mais dificeis de obter armas), só por esta afirmação merece consideração, e defende que não se pode pensar que a explicação mais fácil é sempre a correcta ou se alguma vez é a correcta. Uma muito boa explicação de Moita Flores

Unknown disse...

Totalmente de acordo, caro David.

Ao contrário do Marinho Pinto que atirou ao ar, dizendo que deviam ser perseguidas como as drogas. Isto é completamente disparatado.

Nunca por decreto governamental se consegue proibir o quer que seja. As drogas também são ilegais, não são? E o que vemos? Que qualquer jovem consegue facilmente aceder a elas. Com as armas é exatamente igual. Quem tiver em mente fazer massacres como este, vai sempre conseguir arranjar uma arma.

Como diz Moita Flores e bem, se ninguém pegar na arma, ela não vai fazer mal nenhum. Um massacre ou um homicídio são fenómenos sociais que envolvem muitas outras variáveis: exclusão social, bem-estar social, nível de tolerância, etc. A meu ver estes massacres acontecem com bastante frequência nos Estados Unidos por serem uma sociedade bastante competitiva, no sentido depreciativo do termo, e com um certo nível de intolerância.

A solução está pois na evolução das sociedades ocidentais para uma maior tolerância e compreensão, ao mesmo tempo em que a sociedade pouco a pouco se desprende da crítica fácil, que é muitas vezes causa dos problemas psicológicos de quem comete estes atos.

Dizer-se que se deve restringir as armas, é a mesma coisa que atribuir a culpa a elas. E isto é tão ridículo como eu atirar uma pedra ao David Seraos e depois dizer que a culpa é da pedra.

Cumprimentos.