domingo, 23 de dezembro de 2012

Uma carta ao Pai Natal


Querido Pai Natal,

Desde que me conheço, este foi um dos anos mais difíceis aqui para a gente. Mesmo assim, penso que me portei muito bem: cumpri com todas as minhas obrigações fiscais (o que já não é fácil); tolerei todos os iluminados nas manifestações e nas televisões que apelam por mais despesa pública, mais obras públicas, claro para depois eu pagar; e ainda contribui para algumas instituições de solidariedade social (sendo este o único esforço que me dá prazer).

Assim, e devido a estas enormes adversidades com que me confronto diariamente, venho por este meio fazer-te alguns pedidos para este Natal e ano subsequente. Penso que já mereço qualquer coisinha depois de tanta intolerância sobre o contribuinte. Tem piedade de mim!

Pai Natal, no ano de 2013, queria ver a CP e a TAP privatizadas, para que acabem aquelas greves indecentes, que prejudicam todos os trabalhadores que têm necessidade de se deslocar para o trabalho, que não têm possibilidade de usufruir de viatura própria e que quilham as nossas exportações. Tudo para evitar a falência destas duas empresas e os consequentes despedimentos, a menos que queiras a infelicidade dos “teus” pequenotes que, por acaso também são filhos daqueles trabalhadores. Da mesma forma, gostaria de ver a RTP nas mãos de privados, para acabar com aqueles salários chorudos e obscenos.

Pai Natal, sabes como gosto tanto de ti, não sabes? Sabes que me portei bem, não sabes? Então vais-me conceder outros desejos, não vais? Também gostava que a ANA, nada mal jeitosa, fosse privatizada às partes, isto é, aeroporto a aeroporto, para evitar um futuro monopólio. Da mesma forma, e para acabar com a LONGUÍSSIMA-metragem dos estivadores, queria os portos privatizados, mas um a um, se o conseguires, claro.

Olha, quando passares pela casa do Álvaro, não te esqueças de lhe dizer que o IRC a 10% tem de ser para TODAS as empresas, senão é inconstitucional. E diz ao Gaspar para abater na despesa pública de vez, caso contrário vamos desta para melhor. Ah! E um Clio para o Assis, se não for pedir muito!

E, se além disto tudo, ainda conseguires trazer-nos uma nova constituição, tanto melhor, que a nossa já esgotou o prazo de validade.

Desde já aproveito para desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, "tanto quanto possível", a ti, aos Viriatos – Vivendi, Tiago Mestre, Filipe Silva, Pedro Miguel e Mário Meira -, a todos os outros blogs que nos seguem e aos leitores, quer os assíduos quer os ocasionais.

Cumprimentos,
Bernardo Botelho Moniz

2 comentários:

Vivendi disse...

Grande carta de Natal.

Feliz Natal Bernardo! Abraço.

Pedro Miguel disse...

Se for mesmo mesmo preciso, estou disposto a deixar o Assis ficar com o meu Clio em troca do carro dele.

Bom Natal a todos.

Que 2013 seja um ano de mudança, que terminem os velhos hábitos e que haja o primeiro caso de condenação real por abuso de poder do Estado. Depois do primeiro, eles vão começar a cair.