domingo, 20 de janeiro de 2013

Portugal vs Espanha



2 comentários:

Pedro Miguel disse...

Conheço perfeitamente a região e muito bem praticamente todas as lojas que aparecem na reportagem.

A situação caricata é que o lado espanhol está a definhar a uma rapidez tremenda, as aldeias e vilas espanholas dessa região nos últimos 5 anos diminuíram o movimento para menos de 25%.
Do lado português, os concelhos mais próximos, Vimioso, Miranda do Douro e Bragança estão com uma dinâmica interessante e nos últimos 15 anos tem vindo a criar alguma indústria.

Uma situação interessante é que nos últimos 10 anos foram dezenas os negócios criados por portugueses do outro lado da fronteira, contudo, no sentido oposto pouco ou nada se viu. A bomba de gasolina que aparece na reportagem, era até há bem pouco tempo, de portugueses (talvez ainda o seja, mas não posso afirmar com certeza).

Portanto, os impostos mais baixos levaram muitos portugueses a investir do outro lado. Mas os salários mais altos dos espanhóis não foram garante de melhor qualidade de vida dos mesmos.

Vivendi disse...

E tanto haveria a fazer para dinamizar a raia portuguesa/espanhola de forma a incrementar o mercado entre os dois países! Os impostos altos em PT e os salários altos em ES são sem dúvida uma importante barreira para o desenvolvimento das regiões da raia.