segunda-feira, 20 de maio de 2013

logo se vê

À parte do nosso piqueno probleminha nacional, com recessões desde 2009 e desemprego sempre a subir, os mercados de ações e de dívida a nível internacional continuam super estimulados, traduzindo ganhos extraordinários e quase impossíveis de adivinhar até há uns meses.

É preciso dar os parabéns aos presidentes dos bancos centrais, nomeadamente BCE, FED e BoJ, pelo facto de desde 2009 terem arriscado tudo , mas tudo, para tentarem salvar as suas economias.

Parece-me obviamente que não estão a salvar coisíssima nenhuma, mas pelo menos têm comprado tempo, muito tempo. A perspetiva da Grécia sair do € está hoje mais distante, e o colapso em cascata de bancos europeus estancou com a promessa de Draghi em ajudar dívidas soberanas e bancos que estejam à rasca.

Os fundamentos continuam a deteriorar-se, a riqueza chamada real está a evaporar-se, mas num mundo que só aceita fiat e que se sujeita às manipulações dos governadores centrais, tudo o que se está a fazer foi exatamente aquilo que os povos ocidentais pediram:

POR FAVOR, SALVEM-NOS AGORA, INDEPENDENTEMENTE DOS CUSTOS NO FUTURO

Sendo a emissão de dívida um pedido de energia ao futuro para ser usufruido no presente, poucos de nós estarão preocupados com o que o futuro poderá trazer em função dos comportamentos adotados no presente.
As coisas são demasiado complexas e o cidadão comum, anónimo, refuta facilmente a ideia de tentar ajudar o futuro à custa do presente, já que as nossas necessidades são quase sempre imediatas.
É o desemprego que é preciso combater, é o flagelo social e a miséria que bate à porta diariamente de muitas famílias que tem que ser minimizado. Enfim, são os problemas do JÁ a que os políticos se devem entregar com todo o esforço e dedicação, e acerca de eventuais problemas dum futuro que ainda não chegou, não há melhor expressão do que esta: " logo se vê. "

Tiago Mestre

1 comentário:

David Seraos disse...

Parabéns pelo post!

Faz parar e pensar um bocado até onde estamos dispostos a ir.
Ou estavamos, pois parece que já não interessa o limite, é até dar!

Quando as consequencias do nosso presente chegarem não vai ser bom de se ver não!
E o problema é que estão cada vez mais perto!