terça-feira, 18 de junho de 2013

Má despesa pública?



Agora com as novas máquinas da polícia, não há gatuno que fuja. A não ser que corra muito, que fuja de bicicleta, de cadeira de rodas e se ligam as sirenes o carro ainda fica sem bateria!

6 comentários:

Anónimo disse...

Não percebem!
Isto é só um carrinho para passear... não é para correr atrás de gatunos:)

Anónimo disse...

este é só para as coimas...

Anónimo disse...

São 2 pequenos veículos ELÉTRICOS!
Não percebo por isso porquê a acusação de despesismo.
Estão lá, próximos dos comerciantes, a fazer patrulha / prevenção (que é o trabalho das polícias de prevenção - GNR e PSP).
Se são elétricos gastam pouco! Não percebo porquê "Má Despesa"...
Ver aqui anúncio do Programa "Comércio Seguro" no Porto com estas viaturas:
http://expresso.sapo.pt/comercio-seguro-psp-do-porto-vai-percorrer-miolo-comercial-da-baixa-em-pequenos-veiculos-eletricos=f618536

Enfim, só se se entender que Polícia é automaticamente equivalente a má despesa... pois o meio (elétrico) não parece despesista, pelo contrário.

Polícia será má despesa para quem entender que deve apenas existir a propriedade coletiva dos bens.
Para os que entendem que deve haver propriedade privada... vão ver que vão precisar de polícia. E não vai ser pouca (se quiserem proteger os vossos bens).

Sérgio disse...

É má despesa pública sim, uma das sobras da propaganda verde do anterior governo.
Má despesa porque 1) o carro é mais caro que um semelhante a gasolina, diesel ou gás; 2) em cerca de 6-8 anos toda a poupança em combustível perde-se com a compra de novas baterias; 3) se é só para fazer patrulha nada melhor que a pé ou de bicicleta, muuuuito mais económico e com maior relação de proximidade com a população e sem a imagem ridícula do "carro a pilhas".

Anónimo disse...

A pé já eles andam!

Mas se precisarem de se deslocar em razão do serviço e de levar alguém com eles... népia!
Nem com bicicleta - só se for para 2 e pôr o cidadão a pedalar com eles.

Enfim, seja de bicicleta, a pé, ou de autocarro (outra solução pensável ainda que não muito prática e cara, já que as empresas de camionetas cobram na mesma as deslocações ao Estado) é ridículo!

Quanto ao facto de os carros elétricos saírem mais caro... depende!
Depende do preço pago pelo Estado (até podem ter sido oferecidos promocionalmente ou pelo menos vendidos com significativo desconto).
E quanto à poupança em combustível versus custo de renovação de baterias: não sei exatamente a durabilidade das baterias e respetivo custo. Mas uma coisa sei: são carros para fazerem muitos quilómetros - logo a poupança em combustível será nestes casos particularmente relevante.

De todo o modo não percebo bem o apontar o dedo a estes carros como má despesa... estes não são carros de alta cilindrada, nem sequer são "Clios", como se recomendavam há uns meses para certos grupos partidários...

Enfim, tanto mais por onde pegar... mas pronto, foi o que apareceu mais à mão, imagino... Ou então há aqui outra história...

Sérgio disse...

Caro anónimo(a), não percebo a defesa acérrima destes brinquedos, ou então há aqui outra história...
A PSP no ano passado recebeu 17 viaturas eléctricas que anteriormente tinham sido adquiridas pelo estado mas que estavam afectas a outros ministérios, no entanto como ninguém sabia o que fazer com aquilo, estavam paradas, assim pensaram em mandá-las para para a policia. (1)
Dessas 17, dois carros foram para o programa comércio seguro no Porto, porque existe esse programa? "O programa não responde a um aumento de criminalidade, até porque tal não se verificou" ou seja, um programa inventado por quem não tinha mais com que se entreter. Os próprios comerciantes são os maiores críticos do programa: "Duvidam, por isso, da eficácia do aumento do policiamento automobilizado. Se esta rua é pedonal, a patrulha devia ser feita a pé (...) A comerciante queixa-se serem mais as vezes que a PSP multa os comerciantes que fazem descargas do que intervém na resolução de distúrbios causados por indigentes."
O próprio conceito leva a ser impossível usar o carro por exemplo para uma detenção, o carro tem dois lugares e leva dois agentes em permanência, o meliante depois de detido teria de ir em cima do tejadilho... isto se for magrinho, caso contrário teriam os gentes de puxar a carroça! (2)
De salientar que um brinquedo destes, pelo menos os comercializados ao publico (Leaf e Miev), ronda os 35 mil eur (30 mil+ 5 mil subsidiados pelo estado rsrsrs por nós!) O modelo da fotografia não é nenhum dos modelos que refiro o preço, poderá ser mais barato, mas duvido que seja muito menos. Certamente muito mais caro que um Clio! Também não faz muitos quilómetros, a autonomia anda pelos 150 km.
Nunca é demais lembrar que a PSP possui dezenas de carros (normais) parados por não haver dinheiro para simples reparações como um vidro que não fecha, luzes fundidas, pneus carecas, etc.
Acredito que o veiculo eléctrico seja o futuro do automóvel, mas vivemos no presente, deixem o mercado livre fazer o seu trabalho e lá chegaremos.
Concluo por isso que é má despesa pública, um exercício de futilidade e de afirmação de uma politica errada.

(1)http://www.veiculoselectricospt.com/psp-receb-carros-electricos-com-pouco-uso/
(2)http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1721999&page=1
(3)http://www.veiculoselectricospt.com/