quinta-feira, 18 de julho de 2013

Suécia: Um modelo para o mundo?


1 comentário:

vazelios disse...

Este video fez-me lembrar um outro que me causou bastante irritação.

Lembro-me de que há já mais de 1 ano, mas menos de 2 (já tinhamos este governo) passou uma daquelas mini-reportagens no meio de um telejornal, sobre a Suécia.

O tema não era a pujança da economia Sueca e as razões para que ela pudesse ter lugar. O tema era outro e tinha o propósito contrário.

A ideia era comparar os salários, níveis de imposto especificos(rigosamente escolhidos, não era o imposto médio), as protecções sociais, ente outros indicadores em que levamos 30 a 0, entre os dois países, para provar de que em Portugal os salários eram baixos, e a protecção social menor, e os impostos mais altos, do que um dos países mais prósperos do mundo, a Suécia.

Portanto a saída para a nossa crise nessa altura (e mesmo agora) é aumentar salários, aumentar protecção social e diminuir impostos (esta concordamos). Despesa? O que é isso? Concorrência? Esses gatunos das empresas grandes!

Não falaram em produtividade, não falaram em Capitalismo de mercado (só falam de capitalismo quando o é para conotar a capitalismo de circo da city e wall street), não falaram em inovação, não fizeram uma única pergunta a um sueco!

Foram lá fazer umas filmagens bonitas e espetaram uns indicadores para contar a historia errada.

Qualquer pessoa que assistiu a isso também o quer, logicamente. Mas o meio para atingir esse fim mais uma vez não interessa.

Um bom serviço público era uma TV privada expôr casos de sucesso internacionais, economias de sucesso para podermos educar as pessoas e elas próprias poderem fazer um benchmark para o que consideram ser o meio para atingir a sua vida ideal. Mas expôr casos de sucesso contando a história certa, entrevistando economistas, sociologos, politicos, jornalistas, ou um simples cidadão, desses países.

Este video é bom, pena ser curto!