sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Em que mundo vive o tribunal constitucional



O artigo de hoje: Portugal é um país onde só há uma forma de fazer reformas (a do Estado e do resto da sociedade): a pontapé. O Tribunal Constitucional, com a decisão de chumbar a lei laboral, acaba de confirmar isso mesmo. Mais: mostra a quem ainda tiver dúvidas que o TC nunca deixará qualquer governo (não apenas o que está no Poder) reformar o país. 

A Constituição não permitia outra leitura aos juízes do Palácio Ratton? Então não permitia? Portugal já não vive os tempos da maluqueira socialista de 1976. Pelo contrário, vive em emergência financeira. Isto é, não tem dinheiro para se governar sozinho, o que obriga a pedir dinheiro lá fora. E por falar em interpretação evolutiva da Constituição, basta lembrar que a Constituição americana data de 1776 e tem pouco mais de dez emendas. O que mostra que há um grupo de juízes em Portugal que tem muita dificuldade em deixar de lado os seus complexos ideológicos e pensar de acordo com os novos tempos...

E agora? E agora só resta à Troika endurecer o discurso. E dizer, alto e bom som, aos portugueses (não é apenas ao governo): "As reformas... ou o dinheiro". Força Troika. A gente merece!

Sem comentários: