quinta-feira, 28 de novembro de 2013

"Não só de pão viverá o homem"

"Não só de pão viverá o homem", já dizia a Palavra de Deus. Espanta-me que o papa, embora tenha preocupações sociais, suas análises muitas vezes caem em graves equívocos. 

O problema central das crises econômicas não está na cobiça, na avareza e no pensamento desmesurado do "lucro" do "capitalismo selvagem" ou no desprezo pela vida humana. As palavras são muito genéricas e não levam a uma conclusão clara. 

O que ocorre na Europa é a crise do Estado gigantesco, da burocracia estatal controladora, que rouba a livre iniciativa dos jovens e dos velhos europeus e os transforma em servos da classe política. Essa mesma burocracia nutre um culto delirante de engenharia social anticristã.

A expansão do secularismo e do anticristianismo na Europa, como a legalização do aborto, do casamento e da adoção de crianças por homossexuais, têm no modelo estatal europeu um grande patrocinador. 

 Alguma crítica à destruição cultural do Cristianismo europeu? Alguma crítica contra este mega-Estado multinacional materialista e ateu chamado União Européia? Nada. O papa, neste ponto, também foi completamente silencioso.

O alardeado "capitalismo selvagem" não é produto da desregulamentação da economia. É justamente o contrário. É uma aliança profunda de grandes capitalistas e grandes socialistas, no âmago de uma restrição cada vez mais do livre mercado, forjando regulamentos, portarias e outras medidas burocráticas mesquinhas de limitação da liberdade civil, econômica e política dos cidadãos.


Leonardo Oliveira 

1 comentário: