terça-feira, 5 de novembro de 2013

O silêncio de Deus

"O declínio real e morte de uma nação vem da sua dissolução interna. Esta crise interna geralmente é causada por dois factores:

- Por um lado, pela deserção, pela preguiça e complacência de suas classes cultas, dos sábios da cidade quando essas classes adormecem sobre a sua própria ciência, ou o seu próprio significado, quando não exercem a autoridade com sentido, então a ordem, as crenças, a moral, a justiça e as leis ficam indefesos, a cidade não progride, antes se fossiliza e toda a ordem venerável se torna hipócrita.

- Por outro lado, é neste momento que aparece uma outra classe de homens: os revolucionários (os malabaristas de ideias), que são aqueles que não têm nada a perder, aqueles que não amam as leis nem as crenças, os que não respeitam os fundamentos da ordem ou os princípios do bem e da verdade (...).


Se não encontrarem opositores, homens de fé, de verdadeiro saber, acabam por vencer porque os seus argumentos seduzem e atraem as paixões dos outros e parecem logicamente válidos. A cidade então morre por dissolução interna ou por invasão inimiga, mas apenas quando o seu espírito interior desaparecer."

Rafael Gambra Ciudad in "O Silêncio de Deus"