terça-feira, 12 de novembro de 2013

Teoria austriaca do ciclo económico



Esta aula do professor Huerta de Soto dá uma explicação fantástica sobre o ciclo económico e explica a teoria do capital, apesar de estar em Espanhol é de fácil compreensão para nós portugueses.

Para mim o que retive mais desta aula (normalmente nas universidades portuguesas não apresentam nenhuma teoria para a formação de capital, este aparece magicamente), é que o fenómeno de ajustamento de uma economia é lento, sendo mais lento quanto mais manipulação por parte do Estado existir.

As manipulações levam a que haja um desfasamento entre o que os consumidores querem e o que os empresários pensam que estes querem, a coisa vai se aguentando até que o sistema dá o estoiro.

A realidade é que o sistema social-democrata dá um ênfase ao curto prazo, tudo o que interessa é que a economia esteja a "crescer" no curto prazo, como o politico tem de ganhar eleições este só se preocupa em maquilhar as coisas para o curto prazo, que haja a ilusão de que tudo está bem.

O problema é que muitas vezes para as coisas parecerem que estão bem no curto prazo este vem há custa do longo prazo, e como o longo prazo acaba por ser o curto prazo no futuro, no futuro as coisas não estarão nada bem.

Hoje somos o curto prazo do longo prazo passada :)

Os números do PIB, a taxa de desemprego melhoraram, e os apoiantes dos partidos no poder, já falam em inversão de ciclo e mais não sei o que.
Mas alguma coisa se alterou significativamente face aos anos anteriores?
A minha opinião é que não.

A única ressalva é que a economia de mercado as come to the recue da economia nacional, as EXPORTAÇÕES tem vindo a crescer, o que geralmente os politicos detestam, o mercado livre tem vindo ajudar a que a crise não seja tão profunda.

O Estado aumentou a sua receita, isto é , aumentou os impostos, logo retirou capacidade ao sector privado, retirando lhe capacidade económica.
E o Estado continua acumular deficits, pelo que vejo, existe alguma racionalização das despesas, mais controlo e aperto, mas apenas uma tentativa para continuar tudo como antes.

O discurso político passa por uma tentativa de fazer crer que será possível voltar ao status quo antigo, em que o Estado continuará a ter deficits e a "injectar" dinheiro na economia, para a fazer crescer.

A realidade é que senão fosse pela odiada troika e a "festa" teria continuado.

Eu não vejo nenhuma diminuição da burocracia, antes pelo contrário, não vejo nenhum reforço dos direitos de propriedade privada, antes pelo contrário, com legislação cada vez mais com o intuito de regular a vida das pessoas.

É excelente que o desemprego tenha diminuído, mas será que esta diminuição é sustentável, isto é, é realizada nos sectores sustentáveis e não nos insustentáveis?

Um apontamento interessante, é a Venezuela, em que podemos ver o que ocorre quando os politicos, tentam controlar toda a economia.






Sem comentários: