segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O que é capitalismo?



O Wikipedia dá nos a seguinte definição:

Capitalism is an economic system in which trade, industry and the means of production are controlled by private owners with the goal of making profits in a market economy.

A tradução para português seria a seguinte "Capitalismo é um sistema económico em que a troca, industria e os meios de produção são controlados por Privados em que o objectivo é ter lucro numa economia de mercado"

Existem vários modelos de capitalismo,

These include laissez-faire capitalism, welfare capitalism and state capitalism; each highlighting varying degrees of dependency on markets, public ownership, and inclusion of social policies. The extent to which different markets are free, as well as the rules defining private property, is a matter of politics and policy. Many states have what are termed capitalist mixed economies, referring to a mix between planned and market-driven elements.
O que retiramos do paragrafo anterior é que vivemos numa economia mista, em que existe uma forte regulação por parte do Estado sobre a economia.

Se ouvirmos um discurso da extrema esquerda (BE, PCP), ou esquerda moderada (PS, CDS, PSD), ambos defendem o mesmo mais controlo estatal sobre a economia. Os primeiros defendem que vivemos numa altura em que é necessário controlar e acabar com o capitalismo selvagem, os segundos que é preciso regular, controlar os comportamentos dos agentes porque estes não sabem o que é bom para eles, os partidos sim sabem o que é bom para o cidadão.

Mas o que de facto existe em Portugal e no mundo ?

Nos USA existe um termo para definir o que de facto existe hoje, "crony capitalism", ou em português capitalismo de compadrio.

O que é capitalismo de compadrio?

.Crony capitalism is a term describing an economy in which success in business depends on close relationships between business people and government officials. It may be exhibited by favoritism in the distribution of legal permits, government grants, special tax breaks, or other forms of dirigisme.[1] Crony capitalism is believed to arise when political cronyism spills over into the business world; self-serving friendships and family ties between businessmen and the government influence the economy and society to the extent that it corrupts public-servingeconomic and political ideals.
Esta definição demonstra o que tem findo a acontecer desde 1974 em Portugal, especialmente a partir das privatizações, o poder politico está completamente "in bed" com o poder económico.
Não existe nem nunca existiu Mercado Livre em Portugal, este é combatido por duas forças, a extrema esquerda e o poder económico, este é o sistema que leva a que ambos percam o poder que tem e aspiram a ter na economia e na vida dos cidadãos.

A realidade hoje é que o poder económico é detido e controlado por um pequeno punhado de empresários, que tem uma forte relação com o poder politico, basta ver a troca de cadeiras entre o poder politico e económico, e claro do tipo de medidas que são tomadas, que negócios são feitos e o tipo de legislação que sai da AR e quem beneficia.

Toda a esquerda é estadista, desde a extrema à moderada. Objectivo é controlar a vida das pessoas, neste capitulo penso que no fundo são todos iguais, a moderada difere apenas que percebeu que se deixado nas mãos do Estado (políticos) o resultado é a miséria e não conseguem gerar tantos recursos que necessitam para se manterem no poder, por isso permitem que os privados sejam eles a gerar a riqueza que estes depois vão "estoirar" da forma que melhor lhes garantir o poleiro.

O sistema actual em Portugal é um que permite que uma pequena percentagem viva muito bem à custa da maioria viver com dificuldades, vejamos hoje temos 1 milhão de desempregados (a quase totalidade vindos do sector privado) e milhares de funcionários públicos recebendo bem acima do que a economia portuguesa consegue gerar para lhes pagar.


Vamos fazer um exercício que em julgo ser interessante, vamos usar os dados sobre a pobreza extrema mundial para demonstrar algo que vai contra a corrente oficial, O CAPITALISMO DE MERCADO LIVRE RETIRA MAIS GENTE DA POBREZA QUE QUALQUER SISTEMA POLITICO.




 

Como vemos pelo gráfico, desde 1970 que a pobreza se foi reduzindo, desde que os antigos países Comunistas foram percebendo que este só cria miséria e que para se manterem no poder teriam de oferecer algo mais que miséria, procederam a uma abertura do sistema socialista para um sistema misto, em que o capitalismo é permitido funcionar (não totalmente, ainda muito controlado) , mas que evidência a sua força que mesmo seriamente limitado pelo poder politico este tem a capacidade para libertar da pobreza extrema muitos milhões de pessoas.

O capitalismo de mercado livre assenta na cooperação e não na imposição, na liberdade e não na coerção.

Os dados revelam que à medida que a economia se abre ao mercado livre a economia floresce, e todos no mundo são beneficiados, se utilizarmos as economias ocidentais, verificamos que há medida que o mercado livre vai perdendo força (intervenção estatal) estas vão empobrecendo.

Os políticos existem com apenas um objectivo, controlar os outros humanos, viverem sem produzirem nada, viverem a custa de quem produz.

Perguntaram me uma vez " e quem dirige as pessoas?" a minha resposta foi "ninguém, elas dirigem-se a elas mesmas", e em resposta dizem-me "mas as pessoas precisam de lideres para saberem para onde ir" Eu- "já te percebi, o que queres é mandar nos outros". (estudante de gestão na fep 19anos)

É uma característica de alguns humanos, pensarem que sabem o que é bom para os outros, e há que força-los a seguir o que entendem ser o caminho certo.


Sem comentários: