quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Relatos da Venezuela (regime amigo da esquerdalha portuguesa)

"É impressionante! O início de uma ditadura.

Há placas por todos os lados endeusando o Chávez e o Maduro, e nenhuma do Caprilles.


A Telesur, canal do governo, tem um programa só pra desmentir notícias contrárias ao governo. Passa o restante do tempo fazendo poemas ao Chávez e favorecendo o Governo, mas de uma maneira bizarra e absurda.


Há um jornal criado e fundado pelo Supremo Comandante, e os outros também são pró-governo. Encontrei um jornal apenas contrário, o La Nación.


Nos shoppings, diria que 10% das lojas foram multadas pelo Indepabis, órgão do governo que regula os preços. Das outras, cerca de 30% tem pouquíssimas mercadorias ou nada (tem noção do que é uma loja da Lee com UMA blusa pra vender? Uma mesmo).


A violência é absurda e todos tem medo. Há o câmbio negro, onde se troca dólar por 60 bolívares a um, enquanto o oficial é dez vezes menos. O câmbio negro faz tudo ser extremamente barato, o outro faz tudo ser ridiculamente caro.


Enfim, é uma "ditadura light", só não é completa porque ainda há eleições (embora todos digam que foi fraudada) e ainda há um ou dois jornais de oposição, quase morrendo.


Nesse ponto, foi assustador. A liberdade de imprensa é um luxo mesmo, temos que valorizar. 


E o socialismo não funciona, não adianta. Ninguém vai investir lá e ninguém de lá vai querer abrir uma empresa. De onde virá a riqueza quando o petróleo acabar?"

Sem comentários: