quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Que retoma?


Hoje em dia ouvimos o governo falar da retoma, que a economia está mais pujante e que já batemos no fundo e que agora vamos começar a "crescer".

Dizem isto porque o PIB voltou a crescer, mas será que o PIB é de facto um bom indicador da riqueza criada? e um crescimento do PIB é algo sempre positivo?


Na óptica da despesa este é calculado da seguinte forma


     PIB=C+I+G+X-M

C-consumo
I-investimento
G-Gasto do Estado
X-exportações
M-importações

Então daqui podemos concluir que se o Estado contrair divida e gastar (por exemplo, dando um subsidio para alguém ficar em casa a coçar a micose), o PIB automaticamente aumenta (não vou estar aqui a debruçar me sobre o multiplicador da despesa, dado que o mais provável é que o receptor gaste num negócio privado e parte deste subsidio regresse ao estado sobre a forma de imposto cobrada ao agente privado).
Mas se o Estado não conseguir manter esse gasto, o PIB diminui automaticamente.
O que retiramos desta pequena formula matemática é que o facto do gasto do estado entrar na forma de calculo torna muito fácil a manipulação por parte dos politicos.

Vejamos sendo Eu um politico e sabendo que as pessoas são ignorantes e gostam de o ser, sabendo que se sair uma noticias a dizer que o PIB cresceu um X % , vou aumentar o Gasto do Estado de forma a que manipule a situação, para ganhar votos.
Podemos ter um caso que a taxa de crescimento do PIB ser positiva e este facto ser negativo(que foi o que aconteceu a Portugal nos últimos 20anos).



Se PIB cresce a uma taxa inferior à de crescimento da divida esta será insustentável, o que hoje assistimos é que todo o crescimento é consumido and then some pela divida.
Não podemos esquecer que a divida do Estado, é impostos que ficaram por colectar, mais os juros.

Logo enquanto o Estado tiver deficit (acumular divida) isto quer dizer que não cobra o suficiente para os gastos que tem.

Um deficit não é mais que uma manipulação por parte do politico, dando algo a alguém que não é seu para dar.

Seria mais interessante calcular o PIB privado, descontando toda a influencia do Estado, para se determinar a real criação de riqueza.


Não aprendemos nada com as sucessivas crises, e assim vai continuar a  ser...








Sem comentários: