sábado, 13 de dezembro de 2014

A TAP também é minha...


Cheguei a uma conclusão...

A TAP também é minha...

Ao ser uma empresa do estado, a TAP pertence aos cidadãos deste país, embora 90 por cento deles nunca tenha usufruído dos seus serviços...

Só ouvimos falar da TAP por dois motivos...

Ou porque estão em greve, ou porque conhecemos alguém que trabalha lá e ganha ordenados principescos...

Embora os "donos" ganhem muitas vezes o ordenado mínimo... Caricato...

Assistimos agora a uma greve marcada para a época natalícia e que vai custar cerca de 100 milhões de euros de prejuízo...

Mas para os sindicatos isso não conta nada...

Quanto pior, melhor...

Os organizadores da greve já disseram ao que vinham...

A TAP não pode ser privatizada...

E dão como motivo, ideias completamente desfasadas da realidade, como a que a TAP tem que ser uma companhia "bandeira", porque a diáspora depende dela para ter um elo de ligação ao país de origem...

Tenho vários primos no Canadá que quando vêm a Portugal voam na Air Transat, e nunca se referiram à TAP, a não ser pelo preço exorbitante do bilhete...

Já os meus amigos que trabalham na Alemanha, voam na Easyjet ou na German Wings, e nunca referiram a necessidade de voar nos Airbus da transportadora Portuguesa...

A reestruturação da TAP implica uma redução de pessoal...

O estado não tem que suportar financeiramente empresas falidas...

O dinheiro que seria investido na TAP, será muito mais bem aproveitado a fazer qualquer obra necessária, desde um hospital a um centro de apoio a idosos, e nunca para manter uma empresa falida com ordenados milionários...

A Itália cometeu esse erro...

Reestruturou a Alitalia com dinheiro público...

Despediu pessoas...

No entanto hoje a Alitália está falida...

Custou milhões ao estado...

Mas continua na bancarrota...

Nos Estados unidos pelo contrário, a Pan Am e a TWA faliram...

O estado não interveio...

Aconteceu alguma coisa?

Não...

Simplesmente a Delta, a Continental e a American Airways, que eram sabiamente geridas aguentaram-se...

No Canadá a toda poderosa Canadian pacific faliu...

O estado não interveio...

Aconteceu alguma coisa?

Não...

Simplesmente a Air Transat e a Air Canadá, que eram sabiamente geridas aguentaram-se...

Eu enquanto contribuinte não tenho que suportar empresas falidas...

Falo da TAP como falo do metro, da carris, da Transtejo ou da Soflusa...

Os contribuintes não podem suportar gestões ruinosas, contribuindo para manter ordenados astronómicos, quando a maior parte deles mal ganha para comer...

A TAP teria todo o interesse em não fazer grave...

Até para dar uma imagem de empresa responsável...

Até numa eventual privatização isso seria benéfico...

Quem é o investidor que quer comprar uma empresa que faz greve por tudo e por nada?

Mas não...

A TAP está refém de um sindicato demagogo...

Que vai acelerar o fecho da empresa em vez de a rentabilizar...

Os passageiros vão ser prejudicados, bem como os hotéis e as agências de turismo...

Eu como não vou sair no natal, não preciso da companhia da qual sou um ilustre dono...

E como enquanto dono, tenho o direito de vender a minha parte, vou oferecê-la a alguém que não se importe de pagar a um piloto, um ordenado mensal equivalente a um ano de trabalho de um cidadão comum...

Bom fim de Semana.

AMFS


1 comentário:

Anónimo disse...

Subscrevo a 100%. Eu, também na qualidade de dono, ofereço a minha "quota", desde, claro, que o novo dono fique com tudo: Activos e passivos.